PROJETO “AMAZÔNIA JUDAICA, 15 ANOS DE TRAVESSIA”
HISTÓRICO: UM BREVIÁRIO DA HISTÓRIADA IMPRENSA JUDAICA DA AMAZÔNIA – SÉCULOS XX E XXI
Há 15 anos atrás, no Pessach de 2002, na cidade de Belém do Pará, o chazan, pesquisador e jornalista, David Salgado, fundava o jornal Amazônia Judaica.
Com sua ação corajosa, ele entrava para um pequeno rol de iniciativas do gênero, na História da Imprensa Comunitária Judaica Amazônica e Brasileira.
Até aquele momento, na comunidade judaica marroquina da Amazônia, apenas 4 iniciativas que merecem registro, o haviam antecedido, em quase 200 anos de história da presença judaica naquela região do país: o legendário e pioneiro periódico “A Columna”(“Haamud”) de David José Perez, primeiro jornal judaico em língua portuguesa no Brasil, editado no Rio de Janeiro, entre os anos de 1916 e 1917, mas que dada a origem amazônica de seu editor, mantinha-se em constante contato com o judaísmo daquela região ; Kol Israel (A Voz de Israel) do Major Eliezer Levy, editado em Belém de 1918 a 1926, provavelmente, segundo N. Falbel.
O “Gazeta Israelita” de Isaac Soares Assayag, que teve curtíssima duração, circulando apenas alguns meses, em 1948, pouco antes da fundação do Estado de Israel e que segundo registros encontrados até o momento, foi o primeiro jornal da comunidade de Manaus. E o “Folha Israelita” de David José Israel, também editado em Manaus entre 1949 e 1958.
Em 2006, passa a fazer parceria com David no Amazônia Judaica, seu irmão e também pesquisador dos judeus na Amazônia, Elias Salgado.
Em 2010, após 200 anos da presença judaica na Amazônia e apenas 8 anos após sua fundação o Amazônia Judaica dá um novo salto histórico e se transforma no maior mix de comunicação da comunidade judaica da Amazônia: O jornal se transforma na Revista Amazônia Judaica – um projeto editorial e gráfico primoroso, como poucos no país, em formato impresso e digital, e que vem angariando elogios de seus leitores particulares e de instituições e profissionais do meio acadêmico e jornalístico.
É criado também o Portal Amazônia Judaica, que congrega todas as iniciativas do mix Amazônia Judaica: a revista, os blogs, o Arquivo Histórico Digital Amazônia Judaica; a Editora Amazônia Judaica – edição de livros. Foi criada há mais de 10 anos, em 2006, mantendo atualmente, dois selos editoriais – Amazônia Judaica (que edita os livros de oração da “Coleção Ner” do Rabino Moysés Elmescany e do chazan David Salgado e a primeira Hagadá de Pessach de rito sefaradí marroquino do Brasil, do mesmo autor, bem como livros sobre a temática judeus na/da Amazônia); e Talú, criado em 2015, visando a edição de livros de ficção e não ficção (exceto o tema judeus na/da Amazônia).
Diante de todas estas realizações, entendemos que mesmo apesar da crise que aí está, temos muito por comemorar. Amazônia Judaica, não só é o único em seu gênero na Amazônia, como também, é o de vida mais longa nos mais de 200 anos de história da presença judaica na Amazônia.
Todo este sucesso não é só nosso. O mérito é de toda uma comunidade formada de leitores fieis, de colaborados e de uma liderança de apoiadores institucionais, empresariais, familiares e individuais, altruístas e altamente responsáveis, já que continuamente preocupados, como nós, com o resgate e a preservação do judaísmo amazônico.
A todos, o nosso eterno muito obrigado. É por vocês que temos que comemorar.
O PROJETO 15 ANOS:
Para registrar e celebrar esta data tão significativa para o nosso judaísmo, elaboramos um rol de propostas de realizações e momentos comemorativos:
1. EDIÇÕES E LANÇAMENTOS:
- Edição Especial de 15 Anos da Revista AJ (Pessach/5777)
- Livro: “ Identidade e tradição: um estudo sobre as mulheres da Comunidade Judaica de Manaus” de Dina Paula Santos – selo Amazônia Judaica. Lançamento previsto para início de abril em Manaus.
- Livro: Coletânea “Amazônia judaica: 15 anos de Travessia” com uma seleção dos melhores textos, artigos, matérias, crônicas e resenhas dos colaboradores do AJ – selo Amazônia Judaica. Provável lançamento: 2º. Semestre 2017
2. REFORMULAÇÃO/ATUALIZAÇÃO/MANUTENÇÃO/ AMPLIAÇÃO DO PORTAL AMAZÔNIA JUDAICA:
Há 7 anos “no ar”, o Portal Amazônia Judaica ( www.amazoniajudaica.org) há muito já disse a que veio. Já é uma referência na internet, para quem em todos os cantos do mundo, busca informações sobre os judeus na Amazônia brasileira: particulares, empresas, pesquisadores, instituições culturais e de pesquisa, etc.
Seu belo e eficiente projeto, continua sendo de extrema utilidade, mas como todo site na internet, precisa ser reformulado, atualizado, mantido, e ampliado. E esta é a nossa idéia.
Contamos com o apoio de todos para seguir em nosso trabalho de resgate, registro e difusão, do singular e bicentenário judaísmo amazônico, o mais antigo em atividade no país e parte fundamental da História dos Judeus no Brasil.
Os interessados em contribuir com mensagens e anúncios na revista Edição Especial Pessach 15 Anos , favor nos contatar através do email: portal200anos@gmail.com
|
Comentários
Postar um comentário