Pular para o conteúdo principal

Promoção Amazônia Judaica 15 anos

PROJETO “AMAZÔNIA JUDAICA, 15 ANOS DE TRAVESSIA”Veja no seu navegador

PROJETO “AMAZÔNIA JUDAICA, 15 ANOS DE TRAVESSIA”

HISTÓRICO: UM BREVIÁRIO DA HISTÓRIADA IMPRENSA JUDAICA DA AMAZÔNIA – SÉCULOS XX E XXI
Há 15 anos atrás, no Pessach de 2002, na cidade de Belém do Pará, o chazan, pesquisador e jornalista, David Salgado, fundava o jornal Amazônia Judaica.
Com sua ação corajosa, ele entrava para um pequeno rol de iniciativas do gênero, na História da Imprensa Comunitária Judaica Amazônica e Brasileira.
Até aquele momento, na comunidade judaica marroquina da Amazônia, apenas 4 iniciativas que merecem registro, o haviam antecedido, em quase 200 anos de história da presença judaica naquela região do país: o legendário e pioneiro periódico “A Columna”(“Haamud”) de David José Perez, primeiro jornal judaico em língua portuguesa no Brasil, editado no Rio de Janeiro, entre os anos de 1916 e 1917, mas que dada a origem amazônica de seu editor, mantinha-se em constante contato com o judaísmo daquela região ; Kol Israel (A Voz de Israel) do Major Eliezer Levy, editado em Belém de 1918 a 1926, provavelmente, segundo N. Falbel.
O “Gazeta Israelita” de Isaac Soares Assayag, que teve curtíssima duração, circulando apenas alguns meses, em 1948, pouco antes da fundação do Estado de Israel e que segundo registros encontrados até o momento, foi o primeiro jornal da comunidade de Manaus. E o “Folha Israelita” de David José Israel, também editado em Manaus entre 1949 e 1958.
Em 2006, passa a fazer parceria com David no Amazônia Judaica, seu irmão e também pesquisador dos judeus na Amazônia, Elias Salgado.
Em 2010, após 200 anos da presença judaica na Amazônia e apenas 8 anos após sua fundação o Amazônia Judaica dá um novo salto histórico e se transforma no maior mix de comunicação da comunidade judaica da Amazônia: O jornal se transforma na Revista Amazônia Judaica – um projeto editorial e gráfico primoroso, como poucos no país, em formato impresso e digital, e que vem angariando elogios de seus leitores particulares e de instituições e profissionais do meio acadêmico e jornalístico.
É criado também o Portal Amazônia Judaica, que congrega todas as iniciativas do mix Amazônia Judaica: a revista, os blogs, o Arquivo Histórico Digital Amazônia Judaica; a Editora Amazônia Judaica – edição de livros. Foi criada há mais de 10 anos, em 2006, mantendo atualmente, dois selos editoriais – Amazônia Judaica (que edita os livros de oração da “Coleção Ner” do Rabino Moysés Elmescany e do chazan David Salgado e a primeira Hagadá de Pessach de rito sefaradí marroquino do Brasil, do mesmo autor, bem como livros sobre a temática judeus na/da Amazônia); e Talú, criado em 2015, visando a edição de livros de ficção e não ficção (exceto o tema judeus na/da Amazônia).
Diante de todas estas realizações, entendemos que mesmo apesar da crise que aí está, temos muito por comemorar. Amazônia Judaica, não só é o único em seu gênero na Amazônia, como também, é o de vida mais longa nos mais de 200 anos de história da presença judaica na Amazônia.
Todo este sucesso não é só nosso. O mérito é de toda uma comunidade formada de leitores fieis, de colaborados e de uma liderança de apoiadores institucionais, empresariais, familiares e individuais, altruístas e altamente responsáveis, já que continuamente preocupados, como nós, com o resgate e a preservação do judaísmo amazônico.
A todos, o nosso eterno muito obrigado. É por vocês que temos que comemorar.

O PROJETO 15 ANOS:
Para registrar e celebrar esta data tão significativa para o nosso judaísmo, elaboramos um rol de propostas de realizações e momentos comemorativos:
1. EDIÇÕES E LANÇAMENTOS:
  • Edição Especial de 15 Anos da Revista AJ (Pessach/5777)
  • Livro: “ Identidade e tradição: um estudo sobre as mulheres da Comunidade Judaica de Manaus” de Dina Paula Santos – selo Amazônia Judaica. Lançamento previsto para início de abril em Manaus.
  • Livro: Coletânea “Amazônia judaica: 15 anos de Travessia” com uma seleção dos melhores textos, artigos, matérias, crônicas e resenhas dos colaboradores do AJ – selo Amazônia Judaica. Provável lançamento: 2º. Semestre 2017
2. REFORMULAÇÃO/ATUALIZAÇÃO/MANUTENÇÃO/ AMPLIAÇÃO DO PORTAL AMAZÔNIA JUDAICA:
Há 7 anos “no ar”, o Portal Amazônia Judaica (www.amazoniajudaica.org) há muito já disse a que veio. Já é uma referência na internet, para quem em todos os cantos do mundo, busca informações sobre os judeus na Amazônia brasileira: particulares, empresas, pesquisadores, instituições culturais e de pesquisa, etc.
Seu belo e eficiente projeto, continua sendo de extrema utilidade, mas como todo site na internet, precisa ser reformulado, atualizado, mantido, e ampliado. E esta é a nossa idéia.
Contamos com o apoio de todos para seguir em nosso trabalho de resgate, registro e difusão, do singular e bicentenário judaísmo amazônico, o mais antigo em atividade no país e parte fundamental da História dos Judeus no Brasil.
Os interessados em contribuir com mensagens e anúncios na revista Edição Especial Pessach 15 Anos , favor nos contatar através do email: portal200anos@gmail.com

PLETZ.com

FacebookTwitterInstagramYoutubePinterestGoogle
Siga o PLETZ.com nas redes sociais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Loterias da Caixa Econômica Federal suspeitas de fraudes por apostadores

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Bolinhas mais pesadas podem ser causa de fraude nas loterias da Caixa Federal Não raras vezes dezenas são repetidas em sorteios realizados no mesmo dia para jogos diferentes o que faz um apostador de Brasília questionar a possibilidade da existência de manipulação nos jogos numéricos Um exemplo que causa muitas dúvidas e que eu sinceramente gostaria de ser convidado a auditar os sorteios das loterias da Caixa Econômica Federal com o uso de uma balança de precisão destas de pesar jóias e ouro, é quando são sorteadas a Mega Sena, Dupla Sena, Quina e um mesmo número ou mais de um se repetem em duas ou várias modalidades destas loterias. No sorteio de ontem, 06 de abril de 2010, a dezena 50 saiu no primeiro e no segundo sorteio da Dupla Sena, já as dezenas 06 e 31 sairam na Dupla Sena e se repetiram na Quina, ou seja, é muita coincidência e várias explicações matemáticas apresentadas ainda não conseguiram explicar este fenômeno de que um número que tem a pr...

Jornalistas não sabem a diferença entre "eletrocutado" e "eletroplessado"...

Opiniões Do Blog sobre coisas que acontecem, mas não deveriam ocorrer e nem tem como serem entendidas... Manchete de jornais sobre jovem que morreu ao sofrer uma descarga elétrica numa parada (ponto de) ônibus em Porto Alegre... Prefeitura da Capital instala sindicância para investigar o caso do jovem "eletrocutado" Erro grosseiro, não temos pena de morte no Brasil. A morte foi acidental, não houve dolo, intenção, punição contra a vítima. Eletrocução é matar alguém na cadeira elétrica, por meio proposital. Acidente é eletroplessão, mas jornais e repórteres burros insistem em erro imbecil destes.

Anunciadas mudanças na Segurança Pública no Rio Grande do Norte

NATAL - RIO GRANDE DO NORTE Governo anuncia medidas para reestruturar e interiorizar a segurança pública Alberto leandro/AssecomRN O governador Iberê Ferreira de Souza anunciou, em solenidade nesta quarta-feira (7), no Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp), um pacote de medidas para reestruturar a área de Segurança Pública no Estado. Ao todo, nove decretos serão publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (8) com o objetivo de reforçar o policiamento na capital e no interior do Rio Grande do Norte. Entre as medidas está a criação de comandos regionais no interior do Estado. O interior do Rio Grande do Norte passará a contar com três comandos regionais: Comando de Policiamento Regional I, na região Oeste, abrangendo 56 municípios e com sede em Mossoró; Comando de Policiamento Regional II, no Seridó, abrangendo 39 municípios e com sede em Caicó, e o Comando de Policiamento Regional III, no Trairi, abrangendo 62 municípios e com sede...