Pular para o conteúdo principal

62 ANOS DE ISRAEL

BRASIL



Sincretismo cultural e presença jovem marcam comemoração da independência de Israel

Israelenses se apresentando ao som de chorinho e japoneses cantando em hebraico, em cerimônias com grande participação de jovens, foram o destaque das comemorações do 62º aniversário de independência do Estado de Israel, no Brasil.

Em Brasília, no dia 19 de abril, a embaixada de Israel recepcionou no hotel Alvorada representantes do Itamaraty e de ministérios, diplomatas estrangeiros e lideranças comunitárias, ao som conjunto israelense Chorolê, que canta chorinhos em hebraico. O embaixador Guiora Becher exaltou as conquistas de Israel, que suplantou as dificuldades encontradas desde sua criação e se tornou uma sociedade moderna e de alto padrão de vida. Becher lembrou que há ainda uma grande meta a cumprir: a conquista da paz. Ele também destacou o progresso nas relações bilaterais entre Israel e Brasil, com a expectativa de um grande aumento do comércio entre os dois países.

Cerca de mil pessoas prestigiaram a festa realizada no dia 20 na Hebraica-Rio, com a presença do embaixador de Israel. Um grande número de jovens de movimentos judaicos coloriu o evento, junto a dirigentes de entidades comunitárias judaicas e lideranças políticas. A comunidade judaica prestou homenagem a Theodor Herzl, o pai do sionismo político. Em 2010, completam-se 150 anos de seu nascimento. O conjunto Chorolê veio de Brasília ao Rio e foi novamente o destaque.

Em São Paulo, também no dia 20, dez entidades judaicas organizaram em conjunto o evento “União em Yom Haatzmaut”: Hebraica, B´nai B´rith, Emunah, Fundo Comunitário, Grupo Chaverim, Keren Kayemet LeIsrael (fundo ambiental de Israel), Lar das Crianças da CIP, Na´amat Pioneiras São Paulo, UNIBES (União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social) e WIZO (Women’s International Zionist Organization). A comemoração teve o apoio da Federação Israelita do Estado de São Paulo.

Lideranças comunitárias enfatizaram as contribuições de Israel para a humanidade, bem com a importância dos judeus da diáspora para Israel, e destacaram a adesão de novas entidades ao evento, que vem crescendo a cada ano.

Entre as diversas atrações da noite, houve uma apresentação musical de membros do movimento cristão japonês Makuya, cantando em hebraico, e dança das alunas do colégio I.L Peretz. O Makuya, baseado em seminário bíblico de Tóquio, foi fundado em 1948 e apoia fortemente o Estado de Israel. A palavra Makuya significa arca sagrada.

A reabertura do consulado israelense em São Paulo, que ocorrerá em 28 de abril, marcará a comemoração oficial da independência de Israel na capital paulista, com as presenças do governador Alberto Goldman e do prefeito Gilberto Kassab, do embaixador Guiora Becher e de Dorit Shavit, diretora geral para América Latina do Ministério das Relações Exteriores de Israel.

A Conib desenvolve, em parceria com o Insper – IBMEC São Paulo, um curso de liderança com o objetivo de aprimorar as competências dos atuais e futuros líderes da comunidade judaica brasileira. Mais de 20 representantes das comunidades judaicas de Amazonas, Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo participaram do segundo módulo, em abril, que tratou dos dilemas de ser líder. Vários integrantes do grupo consideraram esta fase mais puxada que a anterior. O primeiro módulo foi realizado no final de 2009; o terceiro e último está previsto para o segundo semestre de 2010.

Jayme Nigri, aluno do curso que trabalha no Espaço Saber do Departamento Cultural da Hebraica de São Paulo, avalia o curso como uma formação de longo alcance, que lhe trouxe uma nova visão de mundo. Segundo Nigri, o curso não dá um roteiro de como fazer as coisas, mas ensina princípios e valores que contribuirão para ampliar o sucesso da inserção da comunidade judaica na vida brasileira (para ele, reunir na mesma sala gente de todo o Brasil contribui para isso) e para a transformação de projetos em resultados concretos. Ele afirma que o curso usa uma “metodologia de choque”, pois obriga cada participante a tirar suas próprias conclusões. “Isso nos dá uma visão abrangente de até onde podemos chegar”, conclui.

A exposição “Anne Frank, uma história para hoje” está em cartaz no CEU Paraisópolis e no Hotel Feller Paulista. A mostra é procedente da Fundação Anne Frank, de Amsterdã (Holanda), e já percorreu mais de 50 países, desde 1996. Ela é composta por painéis com documentos, cartas e fotografias e retrata a história de Anne Frank. Na Segunda Guerra Mundial, após a ocupação da Holanda pelos alemães, a família Frank permaneceu escondida em Amsterdã por mais de dois anos, até ser descoberta e deportada para campos de extermínio nazistas. Enquanto estava escondida, Anne escreveu um diário, que foi encontrado após o fim da guerra por seu pai, único sobrevivente da família, e publicado em 1947. “O Diário de Anne Frank” é um dos livros mais lidos em todo o mundo. No CEU Paraisópolis a mostra poderá ser visitada até dia 7 de maio; no Hotel Feller, até o dia 2 de maio.

Serviço:

CEU Paraisópolis

Endereço: Rua Doutor José Augusto Souza e Silva, s/nº - Jardim Parque Morumbi

Hotel Feller Paulista – Espaço Cultural

Endereço: R. São Carlos do Pinhal, 200

Diariamente, das 9h às 21h

Tel. 3016-7500


FONTE: CIB - CONFEDERAÇÃO ISRAELITA DO BRASIL

Comentários

  1. Prezados estes procedimentos de fraudar até em um simples jogo onde o prêmio representa apenas 25% do valor da arrecadação é cronico e acontece até hoje ou alguém acha simples coincidência que os ganhadores sejam de redutos distantes, e geralmente em redutos de políticos corruptos.
    Temos que mudar as regras em quase tudo no Brasil inclusive esta forma de sortear e apresentar os resultados. Lembrem-se dos "anões do orçamento", que na época tiraram sarro da cara de todos os brasileiros ao afirmarem que "Deus os ajudaram e eles ganharam mais de 200 vezes na loteria". Vejam como nós brasileiros somos inertes diante destas barbaridades.
    Eu acho que a Policia Federal e o Ministério Público deveriam investigar também esta farra com o dinheiro fruto do trabalho do povo brasileiro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Loterias da Caixa Econômica Federal suspeitas de fraudes por apostadores

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Bolinhas mais pesadas podem ser causa de fraude nas loterias da Caixa Federal Não raras vezes dezenas são repetidas em sorteios realizados no mesmo dia para jogos diferentes o que faz um apostador de Brasília questionar a possibilidade da existência de manipulação nos jogos numéricos Um exemplo que causa muitas dúvidas e que eu sinceramente gostaria de ser convidado a auditar os sorteios das loterias da Caixa Econômica Federal com o uso de uma balança de precisão destas de pesar jóias e ouro, é quando são sorteadas a Mega Sena, Dupla Sena, Quina e um mesmo número ou mais de um se repetem em duas ou várias modalidades destas loterias. No sorteio de ontem, 06 de abril de 2010, a dezena 50 saiu no primeiro e no segundo sorteio da Dupla Sena, já as dezenas 06 e 31 sairam na Dupla Sena e se repetiram na Quina, ou seja, é muita coincidência e várias explicações matemáticas apresentadas ainda não conseguiram explicar este fenômeno de que um número que tem a pr

Jornalistas não sabem a diferença entre "eletrocutado" e "eletroplessado"...

Opiniões Do Blog sobre coisas que acontecem, mas não deveriam ocorrer e nem tem como serem entendidas... Manchete de jornais sobre jovem que morreu ao sofrer uma descarga elétrica numa parada (ponto de) ônibus em Porto Alegre... Prefeitura da Capital instala sindicância para investigar o caso do jovem "eletrocutado" Erro grosseiro, não temos pena de morte no Brasil. A morte foi acidental, não houve dolo, intenção, punição contra a vítima. Eletrocução é matar alguém na cadeira elétrica, por meio proposital. Acidente é eletroplessão, mas jornais e repórteres burros insistem em erro imbecil destes.

Brigada Militar divulga números da Operação Golfinho no Rio Grande do Sul

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL BM divulga balanço da Operação Golfinho e homenageia jornalistas Na tarde desta quinta-feira (15/4), às 15h, no Auditório Romildo Bolzan, do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, a Brigada Militar realiza solenidade de divulgação do Balanço Operacional e Social da Operação Golfinho. No ato também ocorrerá a nomeação da comissão responsável pelo planejamento da Operação Golfinho 2010/2011 e a premiação dos “Destaques da Imprensa da 40ª Operação Golfinho”. A imprensa receberá homenagem especial pela cobertura da queda de ponte na cidade de Agudo, fato ocorrido no dia cinco de janeiro passado. Durante o evento, serão também homenageados os militares estaduais que foram “Destaques da Operação Golfinho”, por meio de entrega da Medalha Mérito Atlântico Sul, bem como será feito o lançamento da revista comemorativa aos 172 anos da Brigada Militar. Fonte: Ascom/ BM