Pular para o conteúdo principal

Secretário de Segurança fala sobre uso de placas frias em Roraima

BOA VISTA - RORAIMA



Secretário de Segurança esclarece uso de viaturas com placas autorizadas


O secretário de Estado da Segurança Pública, general Eliéser Girão Monteiro Filho esclareceu na manhã desta terça-feira, 13, durante entrevista coletiva sobre o uso de viaturas com placas autorizadas pelo Departamento de Trânsito (DETRAN).

Participaram também da entrevista, o secretário adjunto da Segurança Pública, Cláudio Lima de Souza, o delegado-geral da Polícia Civil, Eduardo Wayner Santos Brasileiro, o diretor-presidente do DETRAN, Jorge Everton Barreto Guimarães e o comandante da Companhia Independente de Trânsito Urbano (Ciptur) da Polícia Militar, major George.

O secretário repudiou a matéria divulgada nesta terça-feira, 13, no jornal Folha de Boa Vista com o título “SEGURANÇA PÚBLICA: Secretário autoriza placas frias em carros”. Esclareceu que foi assinada portaria regulamentando o uso de viaturas com placas de segurança. A portaria assinada pelo secretário tem por finalidade exatamente combater o uso de viaturas com placas “frias”. Segundo ele, a forma com que a matéria foi conduzida deixa transparecer que a Instituição regularizou a prática da ilegalidade. Considerando o princípio da Justiça, o secretário Eliéser Monteiro esclareceu que a regulamentação do uso de placas de segurança ou placas controladas para fins de investigações policiais não ocorria anteriormente e é considerado essencial para o êxito das missões policiais.

“Principalmente por ser quase impossível fazer um trabalho de investigação policial sigiloso, usando um carro com placa oficial. Conforme as normas usadas por outros estados, a portaria abrange junto a todas as instituições policiais, independentemente de serem estaduais ou federais”, disse o secretário de Segurança Pública.

Ainda segundo ele, o Departamento de Trânsito (DETRAN) providenciará a liberação do documento de Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) constando a identificação da placa de segurança e as características do veículo em serviço reservado.

O delegado geral de Polícia Civil, Eduardo Wayner Santos Brasileiro disse não ter conhecimento do uso de placas em viaturas que não sejam controladas pelo DETRAN. Disse que as placas usadas pela Polícia Civil são solicitadas diretamente ao DETRAN de forma legal. Destacou ainda que qualquer cidadão que tenha conhecimento do uso de placas particulares em viaturas policiais sem o conhecimento do DETRAN pode denunciar no telefone 0800 95 1000.

Eliéser Monteiro destacou que em respeito às instituições policiais abrangidas pela portaria e em nome da Secretaria de Segurança Pública lamenta a comparação infeliz do termo “a utilização de placas frias em veículos é uma prática comum entre bandidos e agora foi institucionalizada nos meios policiais”.

O secretário disse ser lamentável uma comparação desta, uma vez que as placas utilizadas pelas viaturas policiais são expedidas por um órgão público, que é o DETRAN. Destacou que quanto aos criminosos, com certeza, eles não estão regularizados. Portanto, segundo ele, comparar viaturas policiais com a de criminosos é no mínimo uma afronta a estas instituições policiais.

“Finalmente, lamento a associação que quiseram fazer de meu nome à prática de uma ilegalidade. Esta não foi a conduta ao longo do meu passado, não é no meu presente e nem será no futuro”, disse Eliéser Monteiro.

DETRAN – O diretor do DETRAN, Jorge Everton disse que a regulamentação que o secretário de segurança está promovendo tem por objetivo ter o controle das instituições policiais referentes ao uso de placas.

“Não é que hoje esteja usando de forma ilegal. O artigo 116 do Código de Trânsito Brasileiro prevê que hoje todas as placas que a Polícia usa sejam autorizadas pelo DETRAN. Só vai mudar a forma. Não há motivo para polêmica. Antes a liberação da placa autorizada era feita por meio de carimbo no verso do documento”, explica.

Com a regulamentação, segundo o diretor do DETRAN, o policial vai receber um CRLV daquela placa. Com isso, haverá um controle do policial que tem a cautela daquela placa.

“Então vai ter um poder de fiscalização muito maior pelos órgãos de Segurança. Evita também a identificação do policial, caso ele venha a ser abordado em uma operação policial, blitz ou se ele estiver em perseguição seguindo algum alvo O policial vai apresentar o CRLV e sua habilitação. Não precisa dizer que é policia e, desta forma, protege sua operação, a campana que está fazendo. A medida é para proteger a sociedade das pessoas que cometem crimes com as placas frias, que é diferente das placas controladas. Essas sim são criminosas e precisam ser denunciadas e contamos com o apoio da sociedade para denunciar por meio do 0800 95 1000”, disse Jorge Everton.



FONTE: http://www.boavistaagora.com/index.php/primeira-pagina/policial/1426-secretario-de-seguranca-esclarece-uso-de-viaturas-com-placas-autorizadas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Loterias da Caixa Econômica Federal suspeitas de fraudes por apostadores

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Bolinhas mais pesadas podem ser causa de fraude nas loterias da Caixa Federal Não raras vezes dezenas são repetidas em sorteios realizados no mesmo dia para jogos diferentes o que faz um apostador de Brasília questionar a possibilidade da existência de manipulação nos jogos numéricos Um exemplo que causa muitas dúvidas e que eu sinceramente gostaria de ser convidado a auditar os sorteios das loterias da Caixa Econômica Federal com o uso de uma balança de precisão destas de pesar jóias e ouro, é quando são sorteadas a Mega Sena, Dupla Sena, Quina e um mesmo número ou mais de um se repetem em duas ou várias modalidades destas loterias. No sorteio de ontem, 06 de abril de 2010, a dezena 50 saiu no primeiro e no segundo sorteio da Dupla Sena, já as dezenas 06 e 31 sairam na Dupla Sena e se repetiram na Quina, ou seja, é muita coincidência e várias explicações matemáticas apresentadas ainda não conseguiram explicar este fenômeno de que um número que tem a pr

Jornalistas não sabem a diferença entre "eletrocutado" e "eletroplessado"...

Opiniões Do Blog sobre coisas que acontecem, mas não deveriam ocorrer e nem tem como serem entendidas... Manchete de jornais sobre jovem que morreu ao sofrer uma descarga elétrica numa parada (ponto de) ônibus em Porto Alegre... Prefeitura da Capital instala sindicância para investigar o caso do jovem "eletrocutado" Erro grosseiro, não temos pena de morte no Brasil. A morte foi acidental, não houve dolo, intenção, punição contra a vítima. Eletrocução é matar alguém na cadeira elétrica, por meio proposital. Acidente é eletroplessão, mas jornais e repórteres burros insistem em erro imbecil destes.

Polícia Civil do DF passa por mudanças estratégicas nos comandos de delegacias

Publicado em  30/03/2017 - 22:30   Ana Maria Campos CB.Poder ANA MARIA CAMPOS Em meio à troca no comando da Secretaria de Segurança Pública e Paz Social, a Polícia Civil do DF também passa por uma série de mudanças em cargos estratégicos. O assunto foi discutido hoje (30/03) em reuniões ao longo do dia e as nomeações e exonerações já estão definidas. O diretor-geral da Polícia Civil, Eric Seba, esteve no Palácio do Buriti para tratar da nova estrutura de sua equipe com o governador Rodrigo Rollemberg (PSB). Os atos serão publicados na edição desta sexta-feira (31/03) no Diário Oficial do DF. Uma importante mudança ocorre no Departamento de Polícia Especializada (DPE). O delegado Alexandre Linhares deixa o comando da Delegacia de Combate aos Crimes contra a Administração Pública (Decap) e será substituído por seu adjunto, Jonas Bessa de Paula. A Decap é responsável por importantes inquéritos como o relacionado à Operação Drácon, que envolveu cinco deputados distritais com a