Pular para o conteúdo principal

Sucessão ao Palácio Piratini no Rio Grande do Sul

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL

Pesquisas eleitorais para o Governo do Estado do Rio Grande do Sul vão errar feio este ano

Não que o Blog esteja com vocação para "mãe Dinah", mas poderá vir do interior do estado uma virada espetacular em 2010

Ontem ao conversar com amigo muito inteligente e sagaz observador que desfruta do convívio oficial e profissional da rotina da governadora Yeda Crusius (PSDB/RS), o mesmo me confidenciou que a previsão do Blog de que Yeda tirará Tarso Genro (PT) do segundo turno e enfrentará José Fogaça (PMDB) contrariando o que apontam todas as pesquisas até aqui divulgadas, não é apenas corrreta, mas pode inclusive ter sido leve na avaliação.


O clima para a governadora estaria para lá de bom, vivendo hoje o melhor de todos os tempos já vividos, inclusive com abordagens carinhosas de populares em cidades de todo o interior do Estado por onde tem andado muito e silenciosamente, sem alardes, sem imprensa e sem despertar os adversários, estando presente em cidades e comunidades muitas vezes alheias às divulgações de números dos institutos de pesquisa. Yeda ao que parece virou uma espécie de vítima da truculência de seus opositores e até de ex-aliados e aos olhos de uma gigantesca massa silenciosa reverteu o quadro em seu favor com o apoio de pelo menos mais de duas centenas de prefeitos das pequenas cidades gaúchas.

As pesquisas irão sentir nas grandes cidades e na região metropolitana e mesmo em Porto Alegre que a governadora reagiu e subiu nas intenções de votos e diminuiu consideravelmente a rejeição e estas pesquisas estarão apontando ela como virtual terceira colocada. Este dado deve se consolidar lá por julho e ser mantido até a reta final da eleição. Mas, como errariam tanto as pesquisas deve se perguntar o leitor. Simples. As aferições são feitas com uma metodologia quase que idêntica por todos os institutos, são escolhidas proporcionalmente ao número de habitantes/eleitores as cidades que serão feitas as enquetes sempre pelas maiores o que irá provocar a distorção, pois a medida que os índices destes municípios indicarem vantagem para Tarso ou Fogaça, escapará a leitura da espetacular diferença que parece estar sendo consolidada por Yeda em cidades onde Ibope, Datafolha, Methodus e outros costumam passar longe.

Na prática a proporção de que as pesquisas são realizadas onde estão concentrados 70% do colégio eleitoral gaúcho, o que inclui capital, região metropolitana e cidades pólo, a diferença viria da proporção pró-Yeda nas outras 30% das cidades que não serão pesquisadas, ou seja, a governadora receberia hipoteticamente em torno de 70% ou mais destes votos e somados com algo em torno de 20% ou mais das grandes cidades, superaria a média de Tarso e Fogaça que deve oscilar entre 22% até 31% para um e para o outro, o que significaria, caso seja cosnfirmado e consolidado o crescimento nos pequenos colégios eleitorais, que Yeda superaria a barreira dos 30% podendo chegar até 40% dos votos válidos.

Neste cenário Yeda não somente estaria no segundo turno como ainda chegaria lá como a mais votada.

Tarso Genro (PT) tem a seu favor o fator de ter sido o primeiro nome lançado e confirmado para o quadro sucessório, mas parece ter chegado ao teto nos 30%, o que no Rio Grande do Sul invariavelmente significa tendência de queda daqui para frente. Além disto parece que a tese do isolamento pode se confirmar, o que baixaria o candidato já para um patamar em torno de 22% a 25%, sem a ajuda dos tradicionais aliados PSB, PC do B e outros. Mesmo tendo o apoio do PC do B, os votos do fenômeno Manuela D'Ávila não migram diretamente para o candidato, a deputada federal mais votada do estado tem eleitorado nas classses A, B, C, D, variando entre intelectuais, estudantes, jovens, passando por eleitores que votam "para ganhar" e chegando em gente que vai com a onda, com a melhor propaganda, com o candidato da vez ou da mídia e neste caso os votos da deputada serão casados tanto com Fogaça, como com Yeda, com Pedro Ruas, com Beto Albuquerque (em grande quantidade), com Luis Augusto Lara e com quem mais vier a ser candidato.

José Fogaça (PMDB) construiu uma coligação que deu peso exagerado ao PDT. O preço desta construção será o afastamento de outros possíveis aliados e até mesmo deserções internas por parte das duas siglas em algumas cidades onde prefeitos, ex-prefeitos e veredores de PMDB e PDT são riviais históricos, o que fatalmente causará traições ou gente cruzando os braços para a eleição majoritária trabalhando somente para eleger os deputados de determinadas cidades ou regiões, aderir abertamente a campanha de Yeda ou simplesmente "liberando" o eleitor.

Dentro do quadro de limitação das demais possíveis candidaturas, algumas delas podem servir apenas para formar bancadas na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputdos, outras para ganhar preço e cacifar nas articulações de apoios no segundo turno ou com quem for eleito e ainda aqueles que vão apenas para fazer figuração, marcar posição ou preparar e divulgar nomes para eleições futuras. Se encaixam neste quadro com um ou mais destes fatores os nomes de Beto Albuquerque (PSB), Luis Augusto Lara (PTB), Pedro Ruas (P-Sol) e de partidos como o PV, PSDC, PCO, PSTU.

Yeda Crusius (PSDB) arranca com uma grande vantagem numérica no quesito prefeitos e cidades que a apoiarão com o PP como coligado, também vem dos progressistas as bancadas de deputados estaduais e federais mais votados nas eleições passadas, ainda o maior número de vereadores que se transformam em cabos eleitorais de luxo no pleito. Soma-se a tudo isto os votos dos descontentes do DEM que não aceitaram o rompimento com o governo liderado pelo vice-governador Paulo Feijó e respaldado pelo deputado federal Onyx Lorenzoni e ainda a força do PPS que segue igualmente uma linha crescente em todas as eleições que vem disputando no estado, consolidando-se entre os maiores partidos gaúchos.

Esta é a OPINIÃO do Blog.

Vamos acompanhar e manter os leitores e colaboradores informados sobre este fenômeno que se repete no Estado que é a tradição do gaúcho de querer mudança, de ser diferente, de ser imprevisível e neste ano ao que tudo indica a surpresa será a decisão de mudar reelegendo pela primeira vez o chefe do Poder Executivo, no caso a chefe... 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Loterias da Caixa Econômica Federal suspeitas de fraudes por apostadores

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Bolinhas mais pesadas podem ser causa de fraude nas loterias da Caixa Federal Não raras vezes dezenas são repetidas em sorteios realizados no mesmo dia para jogos diferentes o que faz um apostador de Brasília questionar a possibilidade da existência de manipulação nos jogos numéricos Um exemplo que causa muitas dúvidas e que eu sinceramente gostaria de ser convidado a auditar os sorteios das loterias da Caixa Econômica Federal com o uso de uma balança de precisão destas de pesar jóias e ouro, é quando são sorteadas a Mega Sena, Dupla Sena, Quina e um mesmo número ou mais de um se repetem em duas ou várias modalidades destas loterias. No sorteio de ontem, 06 de abril de 2010, a dezena 50 saiu no primeiro e no segundo sorteio da Dupla Sena, já as dezenas 06 e 31 sairam na Dupla Sena e se repetiram na Quina, ou seja, é muita coincidência e várias explicações matemáticas apresentadas ainda não conseguiram explicar este fenômeno de que um número que tem a pr

Jornalistas não sabem a diferença entre "eletrocutado" e "eletroplessado"...

Opiniões Do Blog sobre coisas que acontecem, mas não deveriam ocorrer e nem tem como serem entendidas... Manchete de jornais sobre jovem que morreu ao sofrer uma descarga elétrica numa parada (ponto de) ônibus em Porto Alegre... Prefeitura da Capital instala sindicância para investigar o caso do jovem "eletrocutado" Erro grosseiro, não temos pena de morte no Brasil. A morte foi acidental, não houve dolo, intenção, punição contra a vítima. Eletrocução é matar alguém na cadeira elétrica, por meio proposital. Acidente é eletroplessão, mas jornais e repórteres burros insistem em erro imbecil destes.

Brigada Militar divulga números da Operação Golfinho no Rio Grande do Sul

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL BM divulga balanço da Operação Golfinho e homenageia jornalistas Na tarde desta quinta-feira (15/4), às 15h, no Auditório Romildo Bolzan, do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, a Brigada Militar realiza solenidade de divulgação do Balanço Operacional e Social da Operação Golfinho. No ato também ocorrerá a nomeação da comissão responsável pelo planejamento da Operação Golfinho 2010/2011 e a premiação dos “Destaques da Imprensa da 40ª Operação Golfinho”. A imprensa receberá homenagem especial pela cobertura da queda de ponte na cidade de Agudo, fato ocorrido no dia cinco de janeiro passado. Durante o evento, serão também homenageados os militares estaduais que foram “Destaques da Operação Golfinho”, por meio de entrega da Medalha Mérito Atlântico Sul, bem como será feito o lançamento da revista comemorativa aos 172 anos da Brigada Militar. Fonte: Ascom/ BM