Pular para o conteúdo principal

Coronel João Carlos Trindade Lopes fala aos novos brigadianos do RS

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL




Discurso do Comandante-Geral aos novos Soldados da Brigada Militar

“A BRIGADA O MEU DESTINO VAI FORJANDO E EU ME INCLINO PELOS RUMOS ONDE ELA FOR; SUA HISTÓRIA É MINHA HISTÓRIA; SUA GLÓRIA É MINHA GLÓRIA; O SEU VALOR, O MEU VALOR.”

EMBALADOS PELOS DIZERES DOS VERSOS POÉTICOS EXTRAÍDOS DE UMA DE NOSSAS CANÇÕES BRIGADIANAS, HONRADO POR EXERCER O COMANDO-GERAL DESTA NOBRE INSTITUIÇÃO, ME DIRIJO AOS NOVOS SOLDADOS DA BRIGADA MILITAR, QUE HOJE ESTÃO SE FORMANDO E SE TORNANDO “GUARDIÕES DA SOCIEDADE”.

RECORDEMO-NOS QUE NO DIA 8 DE OUTUBRO DE 2009 INICIAVA-SE UMA CAMINHADA DIFÍCIL E ÚNICA DE FORMAÇÃO DOS NOVOS SOLDADOS DE UMA INSTITUIÇÃO POLICIAL MILITAR QUE TEM 172 ANOS DE EXISTÊNCIA DE LUTA PELA SOCIEDADE, A BRIGADA MILITAR.

ERAM, À ÉPOCA, UM TOTAL DE 3.832 APROVADOS NO CONCURSO DE 29.000 CANDIDATOS, QUE TINHAM COMO OBJETIVO EM SUAS VIDAS VESTIR A FARDA BRIGADIANA E ENFRENTAR A CRIMINALIDADE DE FORMA CORAJOSA E AUSTERA, PROTEGENDO A SOCIEDADE A TODO O CUSTO, MESMO COM O SACRIFÍCIO DA PRÓPRIA VIDA.

NO ENTANTO, COMO É DE SE ESPERAR EM UM PROCESSO NATURAL DE SELEÇÃO, ALGUNS DESTES QUE DESEJAVAM ESTAR CONOSCO PERCEBERAM NO MEIO DO CAMINHO QUE A PROFISSÃO DE POLICIAL MILITAR NÃO LHES CABIA E SEGUIRAM OUTROS RUMOS, TAMBÉM IMPORTANTES PARA O CRESCIMENTO DA SOCIEDADE. TODAVIA, HÁ OS QUE PERSISTEM E CHEGAM AO FINAL DO CAMINHO COM A CONVICÇÃO E CONSCIÊNCIA DO QUE TERÃO DE ENFRENTAR DALI PARA FRENTE.

VOCÊS, QUE HOJE SE PERFILAM PARA COMEMORAR A CONCLUSÃO DE UM CURSO MUITO ESPECIAL E DAR INÍCIO A UMA NOVA ETAPA EM SUAS VIDAS, SÃO OS NOVOS SOLDADOS DA BRIGADA MILITAR. SÃO VENCEDORES E MERECEDORES DO MEU RECONHECIMENTO, POIS O PERÍODO DE FORMAÇÃO É MUITO ÁRDUO E EXTENUANTE, MAS QUE SERVE EXATAMENTE PARA RETRATAR AOS QUE DESEJAM SER POLICIAIS MILITARES, DE UMA FORMA DIDÁTICA, PORÉM NORTEADA PELA REALIDADE, A DURA ROTINA E DEDICAÇÃO QUE LHES ESPERA NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO.

PARA QUE SE TENHA A NOÇÃO DA GRANDEZA DESTE MOMENTO, DESTACA-SE QUE POR UM PERÍODO DE 10 (DEZ) ANOS, DE 1997 A 2006, FORAM INCLUÍDOS NA BRIGADA MILITAR 6.453 INTEGRANTES, UMA MÉDIA DE 645/ANO, AO PASSO QUE NOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS DO ATUAL GOVERNO, DE 2007 A 2009, O ESTADO INCLUIU NA CORPORAÇÃO O QUANTITATIVO DE 5.122 MILITARES ESTADUAIS DE CARREIRA, ALCANÇANDO A MÉDIA DE 1.707/ANO.

O EFETIVO INCLUÍDO NA ATUAL GESTÃO GOVERNAMENTAL E QUE FAZEM A SEGURANÇA PÚBLICA NO NOSSO ESTADO, BEM DEMONSTRA A IMPORTÂNCIA DADA PELO GOVERNO À SOCIEDADE RIO-GRANDENSE, QUE ESTÁ SABENDO RECONHECER A CORAGEM E DETERMINAÇÃO QUE VEM SENDO EMPREENDIDA PARA ESTRUTURAR A SEGURANÇA PÚBLICA ATRAVÉS DE INVESTIMENTOS EM RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS. TENHAM CERTEZA FORMANDOS: SE HOJE OS SENHORES ESTÃO AQUI, TEMOS QUE RECONHECER A MANEIRA VERTIGINOSA COMO ESTE QUERIDO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ESTÁ SE RECUPERANDO DE QUATRO DÉCADAS DE DÉFICIT FISCAL. E ISSO TEM UM NOME: CADA VEZ QUE OLHAMOS ESTAS DUAS MIL NOVAS VIATURAS QUE ESTÃO RODANDO POR TODO O RIO GRANDE, CADA VEZ QUE A GENTE VÊ UMA FORMATURA DESTA GRANDEZA TEMOS QUE SABER QUE ESTE VIGOR INTENSO, VEM DA GESTÃO DA NOSSA GOVERNADORA E COMANDANTE EM CHEFE SRA YEDA CRUSIUS. SE A SOLUÇÃO FOSSE FÁCIL, JÁ TERIA SIDO ADOTADA POR OUTROS.

FAMILIARES E CONVIDADOS: AGORA PODEMOS NOS PERMITIR CONTEMPLAR COM ORGULHO A FORMATURA DESTES HOMENS E MULHERES QUE SE DISPUSERAM, POR INTERMÉDIO DA PROFISSÃO DE POLICIAL MILITAR, A LUTAR TODOS OS DIAS DE SUAS VIDAS PARA ALCANÇAR À SOCIEDADE O TÃO ALMEJADO ESTADO DE SEGURANÇA E ORDEM PÚBLICA.

TRATA-SE DE UMA OCASIÃO MUITO ESPECIAL PARA TODA A FAMÍLIA BRIGADIANA, POIS REPRESENTA O NASCIMENTO DE NOVOS IRMÃOS DE LUTA DIÁRIA, QUE OMBREARÃO BRAVAMENTE COM OS IRMÃOS VETERANOS AS DIFICULDADES E GLÓRIAS DA ATIVIDADE POLICIAL. E ABRAÇAR ESSA PROFISSÃO É ASSUMIR OS COMPROMISSOS DE TODA UMA CARREIRA POLICIAL-MILITAR, NA QUAL SE PRIORIZA O ATENDIMENTO DO CHAMADO MAIS DRÁSTICO DE UMA SOCIEDADE: O DE EMPENHAR A PRÓPRIA VIDA NA DEFESA DA LEI, DA HONRA E DA LIBERDADE DOS CIDADÃOS.

AO LONGO DE 172 ANOS DE HISTÓRIA DEDICADA À SOCIEDADE RIO-GRANDENSE, ALICERÇADA NOS PRINCÍPIOS DA HIERARQUIA E DA DISCIPLINA, NA PERMANENTE BUSCA DA EFICIÊNCIA DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AOS GAÚCHOS, NORTEADOS PELA LEI E PELO RESPEITO ÀS AUTORIDADES CONSTITUÍDAS, CONFIRMAMOS NOSSA PRESENÇA PERMANENTE COMO INSTITUIÇÃO PÚBLICA QUE SEMPRE ESTÁ AO ALCANCE DA SOCIEDADE, À MEDIDA QUE NOS FAZEMOS SENTIR EM TODOS OS 496 MUNICÍPIOS DE NOSSO ESTADO, EM TEMPO REAL E INTEGRAL.

NOSSA IMAGEM INSTITUCIONAL ESTÁ INTERNALIZADA NO IMAGINÁRIO DE TODOS OS CIDADÃOS, DOS MAIS DISTANTES RINCÕES, COMO UM ÍCONE DE SEGURANÇA, COMO O MAIOR ÓRGÃO ESTADUAL DE AÇÃO CONTINUADA, NAS 24 HORAS DO DIA, NA GARANTIA DE FRUIÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS, DO RESPEITO À LEI E À ORDEM.

COM SUAS DEDICAÇÕES MELHORAREMOS A RESPOSTA INSTITUCIONAL FRENTE ÀS DEMANDAS SOCIAIS, BEM COMO PROPICIAREMOS UMA MELHOR ADEQUAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE COMBATE AO CRIME, DE FORMA A REDUZIR OS ÍNDICES DE CRIMINALIDADE A NÍVEIS ACEITÁVEIS SOCIALMENTE. E NESSE CONTEXTO, ESTAMOS BUSCANDO MELHORAR EM EFICIÊNCIA E EFICÁCIA NOSSOS SERVIÇOS JUNTO À SOCIEDADE GAÚCHA, EM FUNÇÃO DOS CLAMORES QUE ORA SE APRESENTAM, ATRAVÉS DA INTERAÇÃO COM OS DIFERENTES SEGMENTOS SOCIAIS, SEMPRE ASSENTADOS NO DESENVOLVIMENTO DOS RECURSOS HUMANOS E DA MODERNA TECNOLOGIA.

LEMBREMO-NOS QUE A FARDA DA BRIGADA MILITAR REPRESENTA PARA SOCIEDADE GAÚCHA UM SENTIMENTO DE PROTEÇÃO, SEGURANÇA E TRANQÜILIDADE. E É O COMPORTAMENTO DE CADA HOMEM E CADA MULHER QUE A VESTE QUE IRÁ CONSTRUIR A NOSSA HISTÓRIA DAQUI PARA FRENTE, ATRAVÉS DE ATOS E CONDUTAS IRRETOCÁVEIS. SOMENTE ASSIM CONSOLIDAREMOS CADA VEZ MAIS A IMAGEM INSTITUCIONAL QUE SERÁ ESCULPIDA NA MEMÓRIA DA SOCIEDADE GAÚCHA.

SEJAM RESPEITADORES PARA SEREM RESPEITADOS. ACREDITEM SEMPRE NA POSTURA SERENA E FIRME DO COMANDO. DESPREZEM AS MALDADES, IGNOREM O CAMINHO FÁCIL, FUJAM DE OPINIÕES MOMENTÂNEAS E NEFASTAS QUE POSSAM SURGIR PELO CAMINHO. CREDITEM TODA A ESPERANÇA NA SERIEDADE DESTA INSTITUIÇÃO DE QUASE 200 ANOS. ESTA NOSSA GLORIOSA E INVICTA BRIGADA, NÃO FOI FORJADA EM FACILIDADES, NO RANCOR, NEM NA INDISCIPLINA, MUITO MENOS NA FALTA DE RESPEITO. SE HOJE NÓS SOMOS GRANDES, FORTES, EFICIENTES E RESPEITADOS, É PORQUE SEMPRE TIVEMOS GOVERNADORES, COMANDANTES E LÍDERES DE BONS PRINCÍPIOS E QUE NÃO TRANSIGEM NA VERDADE. NÃO FOSSE ASSIM, PROVAVELMENTE SERÍAMOS UM BANDO.

LEMBREMO-NOS DOS VERSOS DA CANÇÃO CITADA NO INÍCIO DESTE PRONUNCIAMENTO E FORJEMOS NOSSOS DESTINOS JUNTAMENTE COM OS DA CORPORAÇÃO, POIS SUA HISTÓRIA É NOSSA HISTÓRIA; SUA GLÓRIA É NOSSA GLÓRIA; E O SEU VALOR É O NOSSO VALOR.

PARABÉNS AOS NOVOS INTEGRANTES DA FAMÍLIA BRIGADIANA, VALOROSOS SOLDADOS DA BRIGADA MILITAR.


FONTE: http://coroneltrindade.blogspot.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Loterias da Caixa Econômica Federal suspeitas de fraudes por apostadores

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Bolinhas mais pesadas podem ser causa de fraude nas loterias da Caixa Federal Não raras vezes dezenas são repetidas em sorteios realizados no mesmo dia para jogos diferentes o que faz um apostador de Brasília questionar a possibilidade da existência de manipulação nos jogos numéricos Um exemplo que causa muitas dúvidas e que eu sinceramente gostaria de ser convidado a auditar os sorteios das loterias da Caixa Econômica Federal com o uso de uma balança de precisão destas de pesar jóias e ouro, é quando são sorteadas a Mega Sena, Dupla Sena, Quina e um mesmo número ou mais de um se repetem em duas ou várias modalidades destas loterias. No sorteio de ontem, 06 de abril de 2010, a dezena 50 saiu no primeiro e no segundo sorteio da Dupla Sena, já as dezenas 06 e 31 sairam na Dupla Sena e se repetiram na Quina, ou seja, é muita coincidência e várias explicações matemáticas apresentadas ainda não conseguiram explicar este fenômeno de que um número que tem a pr

Jornalistas não sabem a diferença entre "eletrocutado" e "eletroplessado"...

Opiniões Do Blog sobre coisas que acontecem, mas não deveriam ocorrer e nem tem como serem entendidas... Manchete de jornais sobre jovem que morreu ao sofrer uma descarga elétrica numa parada (ponto de) ônibus em Porto Alegre... Prefeitura da Capital instala sindicância para investigar o caso do jovem "eletrocutado" Erro grosseiro, não temos pena de morte no Brasil. A morte foi acidental, não houve dolo, intenção, punição contra a vítima. Eletrocução é matar alguém na cadeira elétrica, por meio proposital. Acidente é eletroplessão, mas jornais e repórteres burros insistem em erro imbecil destes.

Brigada Militar divulga números da Operação Golfinho no Rio Grande do Sul

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL BM divulga balanço da Operação Golfinho e homenageia jornalistas Na tarde desta quinta-feira (15/4), às 15h, no Auditório Romildo Bolzan, do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, a Brigada Militar realiza solenidade de divulgação do Balanço Operacional e Social da Operação Golfinho. No ato também ocorrerá a nomeação da comissão responsável pelo planejamento da Operação Golfinho 2010/2011 e a premiação dos “Destaques da Imprensa da 40ª Operação Golfinho”. A imprensa receberá homenagem especial pela cobertura da queda de ponte na cidade de Agudo, fato ocorrido no dia cinco de janeiro passado. Durante o evento, serão também homenageados os militares estaduais que foram “Destaques da Operação Golfinho”, por meio de entrega da Medalha Mérito Atlântico Sul, bem como será feito o lançamento da revista comemorativa aos 172 anos da Brigada Militar. Fonte: Ascom/ BM