Pular para o conteúdo principal

Ações ostensivas e comboios de viaturas no Mato Grosso

CUIABÁ - MATO GROSSO



Reativação da Rotam é uma das metas do Plano de Ações de Segurança

Cuiabá / Várzea Grande

Da Redação

“A Rotam está no imaginário público como sendo uma grande instituição. A população tem uma identificação muito forte com ela que realiza um grande trabalho. Havia sido feito através do Comando Geral, a distribuição dos seus membros para a Força Tática para que esse trabalho fosse pulverizado entre os batalhões. O comandante geral da Polícia Militar, coronel Osmar Lino Farias, que assumiu recentemente o comando, achou por bem trazer de volta a Rotam para fazer um trabalho diferenciado em relação às atividades e ações táticas junto aos bairros”, disse o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, durante o lançamento do Plano de Ações de Segurança (PAS), sobre o retorno da Ronda Ostensiva Tático Metropolitano (Rotam).

A reativação da Rotam é uma das 15 metas do Programa de Ações de Segurança, lançado nesta terça-feira (13.04) pelo governo do Estado por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), com o objetivo de adotar programas, ações, projetos, medidas e operações com o intuito de mitigar os focos e fatores de risco de violência e enfrentar a criminalidade em Mato Grosso, além de atender as exigências da Federação Internacional de Futebol (FIFA) para realização da Copa do Pantanal 2014. “A Rotam tem uma doutrina bem específica de atuação, essa doutrina queremos que seja aplicada não só na Região Metropolitana, mas também em todo Estado”, disse Diógenes.

A Rotam foi criada há quase 10 anos, com a finalidade de realizar um policiamento móvel de radiopatrulhamento com o objetivo de desenvolver ações táticas de cerco, bloqueio, de prevenção ao crime e repressão à ação de criminosos. Em julho do ano passado o grupamento foi desativado com o intuito de ‘pulverizar’ seus membros entre os Batalhões da Polícia Militar.

O policiamento da Rotam é realizado por meio de comboio de viaturas, e é empregado nas mais variadas ações ostensivas, visando a prevenção e repressão de delitos e práticas criminosas. Por ser motorizado esse policiamento ocupa um maior número de pontos em um pequeno espaço de tempo, principalmente em situações de emergências, dando maior agilidade as ações de polícia e maior capacidade de atuação e pronta resposta em áreas onde possa ocorrer um aumento de criminalidade.

Esse tipo de patrulhamento realiza também abordagens e revistas a suspeitos dentro das áreas consideradas de risco. Todos os policiais da Rotam recebem um treinamento específico de radiopatrulhamento, técnicas e táticas individuais.


FONTE: http://www.odocumento.com.br/noticia.php?id=329144

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Loterias da Caixa Econômica Federal suspeitas de fraudes por apostadores

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Bolinhas mais pesadas podem ser causa de fraude nas loterias da Caixa Federal Não raras vezes dezenas são repetidas em sorteios realizados no mesmo dia para jogos diferentes o que faz um apostador de Brasília questionar a possibilidade da existência de manipulação nos jogos numéricos Um exemplo que causa muitas dúvidas e que eu sinceramente gostaria de ser convidado a auditar os sorteios das loterias da Caixa Econômica Federal com o uso de uma balança de precisão destas de pesar jóias e ouro, é quando são sorteadas a Mega Sena, Dupla Sena, Quina e um mesmo número ou mais de um se repetem em duas ou várias modalidades destas loterias. No sorteio de ontem, 06 de abril de 2010, a dezena 50 saiu no primeiro e no segundo sorteio da Dupla Sena, já as dezenas 06 e 31 sairam na Dupla Sena e se repetiram na Quina, ou seja, é muita coincidência e várias explicações matemáticas apresentadas ainda não conseguiram explicar este fenômeno de que um número que tem a pr

Jornalistas não sabem a diferença entre "eletrocutado" e "eletroplessado"...

Opiniões Do Blog sobre coisas que acontecem, mas não deveriam ocorrer e nem tem como serem entendidas... Manchete de jornais sobre jovem que morreu ao sofrer uma descarga elétrica numa parada (ponto de) ônibus em Porto Alegre... Prefeitura da Capital instala sindicância para investigar o caso do jovem "eletrocutado" Erro grosseiro, não temos pena de morte no Brasil. A morte foi acidental, não houve dolo, intenção, punição contra a vítima. Eletrocução é matar alguém na cadeira elétrica, por meio proposital. Acidente é eletroplessão, mas jornais e repórteres burros insistem em erro imbecil destes.

Brigada Militar divulga números da Operação Golfinho no Rio Grande do Sul

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL BM divulga balanço da Operação Golfinho e homenageia jornalistas Na tarde desta quinta-feira (15/4), às 15h, no Auditório Romildo Bolzan, do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, a Brigada Militar realiza solenidade de divulgação do Balanço Operacional e Social da Operação Golfinho. No ato também ocorrerá a nomeação da comissão responsável pelo planejamento da Operação Golfinho 2010/2011 e a premiação dos “Destaques da Imprensa da 40ª Operação Golfinho”. A imprensa receberá homenagem especial pela cobertura da queda de ponte na cidade de Agudo, fato ocorrido no dia cinco de janeiro passado. Durante o evento, serão também homenageados os militares estaduais que foram “Destaques da Operação Golfinho”, por meio de entrega da Medalha Mérito Atlântico Sul, bem como será feito o lançamento da revista comemorativa aos 172 anos da Brigada Militar. Fonte: Ascom/ BM