Pular para o conteúdo principal

Pesquisa Datafolha para o governo gaúcho

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL

Yeda melhora todos os índices na pesquisa Datafolha

Conforme matéria aqui do Blog na semana passada, pesquisa para o governo gaúcho divulgada na edição de domingo do jornal Zero Hora confirmou crescimento da governadora

Tarso Genro do PT lidera a estimulada com 31% em empate técnico com José Fogaça do PMDB com 30%, ou seja, apenas um ponto percentual de diferença.
A atual governadora Yeda Crusius do PSDB aparece com 8% na estimulada em terceiro lugar, ela que já ocupou a quinta colocação em pesquisas anteriores.
Os deputados federal Beto Albuquerque do PSB e estadual Luis Augusto Lara do PTB estão empatados com 3% na estimulada.
O vice-governador Paulo Feijó do DEM e o vereador de Porto Alegre Pedro Ruas do P-Sol tem 2% na estimulada.
Considerando o que vem ocorrendo nas últimas duas eleições para o governo estadual no Rio Grande do Sul, Tarso, Fogaça, Yeda, Beto, Lara, Feijó e Ruas ainda poderiam chegar ao segundo turno e até vencer as eleições.
Em 2002 Tarso Genro do PT tinha em pesquisa realizada em março, 39%, Antônio Britto do PPS tinha 34% e Germano Rigotto do PMDB, tinha 3,5%. Rigotto foi o eleito.
Em 2004 Onyx Lorenzoni do DEM (então PFL) tinha 1,6% na pesquisa em março e estava em sétimo lugar. Chegou a ultrapassar Fogaça em duas pesquisas, quase indo para o segundo turno e ficou em terceiro com 9,7%.
Em 2006 Germano Rigotto do PMDB concorria a reeleição e em pesquisa do Ibope realizada em janeiro dava 27% ao governador. Olívio Dutra do PT tinha 10%. Alceu Collares do PDT 9% e Yeda Crusius do PSDB 8%. Em junho daquele ano Rigotto e Olívio estavam empatados com 26% em outra pesquisa Ibope e Yeda tinha 11%. Yeda foi a eleita.
Basta ver que em março de 2002 Tarso tinha 39% contra 3,5% de Rigotto, para saber que as pesquisas desta época apontam apenas tendências e podem não se confirmar em nada.
Os índices que favorecem a governadora Yeda Crusius, na minha opinião, é a consolidação do terceiro lugar, crescendo de 3% e 4% em pesquisas anteriores para 8% e abrindo o dobro dos quarto e quinto colocados.
A rejeição da governadora caiu de 54% para 45%, nove pontos percentuais em uma única pesquisa faltando seis meses para a eleição.
As avaliações de ruim e péssimo, longe de estarem em resultados favoráveis, mas mesmo assim diminuiram de 51% para 42%, reduzindo 9% a avaliação negativa do governo.
A nota média da governadora que chegou a estar em 3,1, a mais baixa entre os dez governadores avaliados, chegou agora a 4,5, representando um quinto lugar entre os dez que são avaliados, o que é uma nota ainda muito baixa, mas que também indica recuperação.
Por fim o dado mais favorável da pesquisa Datafolha foi o crescimento que quase dobrou no índice de ótimo e bom da avaliação do governo que subiu de 12% para 22%, este sim um dado a ser comemorado pelos tucanos.

Diante dos números já nesta primeira pesquisa, o Blog reafirma a opinião de acreditar que Yeda pode tirar Tarso ou Fogaça do segundo turno e até mesmo ser reeleita.


Escrito por lucky-rs às 12h20 - 07/04/2010

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Loterias da Caixa Econômica Federal suspeitas de fraudes por apostadores

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Bolinhas mais pesadas podem ser causa de fraude nas loterias da Caixa Federal Não raras vezes dezenas são repetidas em sorteios realizados no mesmo dia para jogos diferentes o que faz um apostador de Brasília questionar a possibilidade da existência de manipulação nos jogos numéricos Um exemplo que causa muitas dúvidas e que eu sinceramente gostaria de ser convidado a auditar os sorteios das loterias da Caixa Econômica Federal com o uso de uma balança de precisão destas de pesar jóias e ouro, é quando são sorteadas a Mega Sena, Dupla Sena, Quina e um mesmo número ou mais de um se repetem em duas ou várias modalidades destas loterias. No sorteio de ontem, 06 de abril de 2010, a dezena 50 saiu no primeiro e no segundo sorteio da Dupla Sena, já as dezenas 06 e 31 sairam na Dupla Sena e se repetiram na Quina, ou seja, é muita coincidência e várias explicações matemáticas apresentadas ainda não conseguiram explicar este fenômeno de que um número que tem a pr

Jornalistas não sabem a diferença entre "eletrocutado" e "eletroplessado"...

Opiniões Do Blog sobre coisas que acontecem, mas não deveriam ocorrer e nem tem como serem entendidas... Manchete de jornais sobre jovem que morreu ao sofrer uma descarga elétrica numa parada (ponto de) ônibus em Porto Alegre... Prefeitura da Capital instala sindicância para investigar o caso do jovem "eletrocutado" Erro grosseiro, não temos pena de morte no Brasil. A morte foi acidental, não houve dolo, intenção, punição contra a vítima. Eletrocução é matar alguém na cadeira elétrica, por meio proposital. Acidente é eletroplessão, mas jornais e repórteres burros insistem em erro imbecil destes.

Brigada Militar divulga números da Operação Golfinho no Rio Grande do Sul

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL BM divulga balanço da Operação Golfinho e homenageia jornalistas Na tarde desta quinta-feira (15/4), às 15h, no Auditório Romildo Bolzan, do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, a Brigada Militar realiza solenidade de divulgação do Balanço Operacional e Social da Operação Golfinho. No ato também ocorrerá a nomeação da comissão responsável pelo planejamento da Operação Golfinho 2010/2011 e a premiação dos “Destaques da Imprensa da 40ª Operação Golfinho”. A imprensa receberá homenagem especial pela cobertura da queda de ponte na cidade de Agudo, fato ocorrido no dia cinco de janeiro passado. Durante o evento, serão também homenageados os militares estaduais que foram “Destaques da Operação Golfinho”, por meio de entrega da Medalha Mérito Atlântico Sul, bem como será feito o lançamento da revista comemorativa aos 172 anos da Brigada Militar. Fonte: Ascom/ BM