Pular para o conteúdo principal

Pesquisa Datafolha para o governo gaúcho

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL

Yeda melhora todos os índices na pesquisa Datafolha

Conforme matéria aqui do Blog na semana passada, pesquisa para o governo gaúcho divulgada na edição de domingo do jornal Zero Hora confirmou crescimento da governadora

Tarso Genro do PT lidera a estimulada com 31% em empate técnico com José Fogaça do PMDB com 30%, ou seja, apenas um ponto percentual de diferença.
A atual governadora Yeda Crusius do PSDB aparece com 8% na estimulada em terceiro lugar, ela que já ocupou a quinta colocação em pesquisas anteriores.
Os deputados federal Beto Albuquerque do PSB e estadual Luis Augusto Lara do PTB estão empatados com 3% na estimulada.
O vice-governador Paulo Feijó do DEM e o vereador de Porto Alegre Pedro Ruas do P-Sol tem 2% na estimulada.
Considerando o que vem ocorrendo nas últimas duas eleições para o governo estadual no Rio Grande do Sul, Tarso, Fogaça, Yeda, Beto, Lara, Feijó e Ruas ainda poderiam chegar ao segundo turno e até vencer as eleições.
Em 2002 Tarso Genro do PT tinha em pesquisa realizada em março, 39%, Antônio Britto do PPS tinha 34% e Germano Rigotto do PMDB, tinha 3,5%. Rigotto foi o eleito.
Em 2004 Onyx Lorenzoni do DEM (então PFL) tinha 1,6% na pesquisa em março e estava em sétimo lugar. Chegou a ultrapassar Fogaça em duas pesquisas, quase indo para o segundo turno e ficou em terceiro com 9,7%.
Em 2006 Germano Rigotto do PMDB concorria a reeleição e em pesquisa do Ibope realizada em janeiro dava 27% ao governador. Olívio Dutra do PT tinha 10%. Alceu Collares do PDT 9% e Yeda Crusius do PSDB 8%. Em junho daquele ano Rigotto e Olívio estavam empatados com 26% em outra pesquisa Ibope e Yeda tinha 11%. Yeda foi a eleita.
Basta ver que em março de 2002 Tarso tinha 39% contra 3,5% de Rigotto, para saber que as pesquisas desta época apontam apenas tendências e podem não se confirmar em nada.
Os índices que favorecem a governadora Yeda Crusius, na minha opinião, é a consolidação do terceiro lugar, crescendo de 3% e 4% em pesquisas anteriores para 8% e abrindo o dobro dos quarto e quinto colocados.
A rejeição da governadora caiu de 54% para 45%, nove pontos percentuais em uma única pesquisa faltando seis meses para a eleição.
As avaliações de ruim e péssimo, longe de estarem em resultados favoráveis, mas mesmo assim diminuiram de 51% para 42%, reduzindo 9% a avaliação negativa do governo.
A nota média da governadora que chegou a estar em 3,1, a mais baixa entre os dez governadores avaliados, chegou agora a 4,5, representando um quinto lugar entre os dez que são avaliados, o que é uma nota ainda muito baixa, mas que também indica recuperação.
Por fim o dado mais favorável da pesquisa Datafolha foi o crescimento que quase dobrou no índice de ótimo e bom da avaliação do governo que subiu de 12% para 22%, este sim um dado a ser comemorado pelos tucanos.

Diante dos números já nesta primeira pesquisa, o Blog reafirma a opinião de acreditar que Yeda pode tirar Tarso ou Fogaça do segundo turno e até mesmo ser reeleita.


Escrito por lucky-rs às 12h20 - 07/04/2010

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Loterias da Caixa Econômica Federal suspeitas de fraudes por apostadores

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Bolinhas mais pesadas podem ser causa de fraude nas loterias da Caixa Federal Não raras vezes dezenas são repetidas em sorteios realizados no mesmo dia para jogos diferentes o que faz um apostador de Brasília questionar a possibilidade da existência de manipulação nos jogos numéricos Um exemplo que causa muitas dúvidas e que eu sinceramente gostaria de ser convidado a auditar os sorteios das loterias da Caixa Econômica Federal com o uso de uma balança de precisão destas de pesar jóias e ouro, é quando são sorteadas a Mega Sena, Dupla Sena, Quina e um mesmo número ou mais de um se repetem em duas ou várias modalidades destas loterias. No sorteio de ontem, 06 de abril de 2010, a dezena 50 saiu no primeiro e no segundo sorteio da Dupla Sena, já as dezenas 06 e 31 sairam na Dupla Sena e se repetiram na Quina, ou seja, é muita coincidência e várias explicações matemáticas apresentadas ainda não conseguiram explicar este fenômeno de que um número que tem a pr...

Anunciadas mudanças na Segurança Pública no Rio Grande do Norte

NATAL - RIO GRANDE DO NORTE Governo anuncia medidas para reestruturar e interiorizar a segurança pública Alberto leandro/AssecomRN O governador Iberê Ferreira de Souza anunciou, em solenidade nesta quarta-feira (7), no Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp), um pacote de medidas para reestruturar a área de Segurança Pública no Estado. Ao todo, nove decretos serão publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (8) com o objetivo de reforçar o policiamento na capital e no interior do Rio Grande do Norte. Entre as medidas está a criação de comandos regionais no interior do Estado. O interior do Rio Grande do Norte passará a contar com três comandos regionais: Comando de Policiamento Regional I, na região Oeste, abrangendo 56 municípios e com sede em Mossoró; Comando de Policiamento Regional II, no Seridó, abrangendo 39 municípios e com sede em Caicó, e o Comando de Policiamento Regional III, no Trairi, abrangendo 62 municípios e com sede...

Dia do Holocausto e da Bravura

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL Dia para lembrar o Holocausto A comunidade judaica promove, na próxima segunda-feira (12.04), dois momentos de reflexão sobre a perseguição, prisão e assassinato de 6 milhões de judeus no regime nazista *por FIRS No próximo dia 12, milhares de judeus do mundo inteiro irão parar para refletir e lembrar as vítimas do Holocausto. O Iom HaShoá Ve'Hagvurá ou "Dia do Holocausto e da Bravura" tem como objetivo educar as futuras gerações sobre os horrores do genocídio ocorrido durante o regime nazista na Europa e condenar todas as manifestações de intolerância ou violência baseadas em origem étnica ou religiosa. Em Israel, como ocorre todos os anos, o país parará por dois minutos na manhã de segunda-feira, para a lembrança às vítimas do Holocausto. Sirenes antiaéreas soarão, e todas as atividades serão interrompidas nas ruas, no comércio, em escritórios e em colégios. Até mesmo os motoristas param seus carros para ficar em pé ao lado dos v...