Pular para o conteúdo principal

Notícias da Federação Israelita do Rio Grande do Sul

BRASIL



Crianças e jovens homenageiam vítimas da barbárie nazista


A comunidade judaica brasileira lembrou, em diversos eventos, o heroísmo dos judeus resistentes e a memória dos mortos durante a Segunda Guerra Mundial, que possuem uma data especial de comemoração no calendário judaico: o Iom Hashoá (Dia do Holocausto e da Coragem).

No dia 12 de abril, aproximadamente 250 alunos de quatro escolas judaicas da capital paulista: Beit Yaacov, Iavne, I.L. Peretz e Nova Escola Judaica participaram de ato solene no Cemitério Israelita do Butantã, em memória dos que tombaram. O ato foi coordenado pelo Vaad Chinuch (Comitê de Educação) da Fisesp, com apoio da Sherit Hapleitá do Brasil, organização que reúne os sobreviventes do nazismo que emigraram ao Brasil e que se dedica a preservar a memória do Holocausto, e Sociedade Cemitério Israelita.

Em São Paulo, a Nova Escola Judaica (Bialik e Renascença), em parceria com os Amigos do Yad Vashem, promoveu no dia 9 um Cabalat Shabat em homenagem aos sobreviventes do Holocausto. Mais de 300 pessoas acompanharam o serviço religioso e prestaram suas homenagens aos sobreviventes Ben Abraham, Miriam Necrycz, Abrão Fligelman, Nanete Konig e Lea Anglister, todos presentes à solenidade.

Cerca de 500 pessoas, em grande parte jovens, participaram, no dia 11, de um ato promovido na A Hebraica pela Fisesp – Federação Israelita do Estado de São Paulo, Associação Brasileira dos Participantes da Marcha da Vida e Sherit Hapleitá do Brasil, que teve acendimento de velas por sobreviventes do Holocausto e por jovens de movimentos juvenis e apresentação do grupo de danças Carmel.

Em Porto Alegre, uma cerimônia no Cemitério União Israelita Porto-Alegrense reuniu, no dia 12, cerca de 150 pessoas, entre autoridades políticas, membros da comunidade e convidados. Participaram da solenidade, promovida pela FIRS – Federação Israelita do Rio Grande do Sul, os cônsules da Alemanha e da Argentina. O ponto alto foi o testemunho de Max Waschsmann Schanzer, um dos sobreviventes do Holocausto que residem na cidade.

Em Recife, no dia 10, cerca de 70 pessoas participaram de ato em homenagem às vítimas do genocídio, promovido pela FIPE- Federação Israelita de Pernambuco. Em Salvador, foi realizado um ato no Cemitério Israelita da Bahia, no dia 11, promovido pela SIB-Sociedade Israelita da Bahia. Um ato religioso marcou a inauguração da exposição “Do Holocausto à Libertação”, em Fortaleza. O evento, organizado pela SIC – Sociedade Israelita do Ceará, mostra fotos e documentos da Segunda Guerra Mundial e está aberto à visitação até 16 de abril. Já foram agendadas as visitas de duas escolas.

Ainda em São Paulo, em 19 de abril, será comemorado no ICIB- Instituto Cultural Israelita Brasileiro o aniversário do levante do gueto de Varsóvia, ocorrido em 1943. Foi a maior rebelião organizada pelos judeus durante a Segunda Guerra contra os nazistas.

Na cidade de Piracicaba, interior do Estado de São Paulo, será comemorado em 30 de abril "O Dia da Lembrança", referente ao Holocausto, conforme lei de iniciativa do vereador João Manoel dos Santos (PTB) aprovada em 2008. A comunidade local é composta por cerca de 20 pessoas.

A B´nai B’rith realizará sessão solene em 6 de maio, em São Paulo, em homenagem aos Heróis e Mártires da Segunda Guerra Mundial, iniciativa do vereador Gilberto Natalini (PSDB), em parceria com B´nai B´rith e Sherit Hapleitá do Brasil.

Pessach com música, alegria e robôs

A comemoração do Pessach envolveu a comunidade judaica em várias partes do Brasil. Santa Catarina comemorou o Pessach em alto estilo, no Jureré Beach Hotel, em Florianópolis. O chazan (cantor litúrgico) Márcio Besen animou a noite, que teve grande participação das crianças. Em Recife, a presença de um grande número de jovens caracterizou o seder.

No Pará, o CIP - Centro Israelita do Pará fez um seder em parceria com a Escola Madre Zarif, para alunos de quinta série e seus pais. Aproximadamente 100 pessoas participaram, lendo uma Hagadá preparada em português e assistindo ao vídeo de uma celebração de Pessach feita por robôs, de tecnologia israelense. A Mimona, tradicional festividade da comunidade sefaradi, foi comemorada ao final do oitavo dia de Pessach. Ela está relacionada ao dia do aniversário de falecimento de Rabi Maimon Ben Yossef, pai de Maimônides, médico e filósofo que foi uma das principais figuras do judaísmo na Idade Média. Também foi celebrada em Belém uma páscoa ecumênica na Universidade Estadual do Pará, com as presenças do rabino Moysés Elmescany, de Iana Pinto, presidente do CIP, de um representante das igrejas evangélicas e de um padre.

O CIP também participou, na Assembléia Legislativa do Estado, de reunião do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos para a Diversidade Religiosa promovido pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, na qual fez uma explanação sobre o Pessach e externou uma mensagem de apoio ao Comitê Inter-Religioso do Estado.



FONTE Site: http://www.conib.org.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Loterias da Caixa Econômica Federal suspeitas de fraudes por apostadores

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Bolinhas mais pesadas podem ser causa de fraude nas loterias da Caixa Federal Não raras vezes dezenas são repetidas em sorteios realizados no mesmo dia para jogos diferentes o que faz um apostador de Brasília questionar a possibilidade da existência de manipulação nos jogos numéricos Um exemplo que causa muitas dúvidas e que eu sinceramente gostaria de ser convidado a auditar os sorteios das loterias da Caixa Econômica Federal com o uso de uma balança de precisão destas de pesar jóias e ouro, é quando são sorteadas a Mega Sena, Dupla Sena, Quina e um mesmo número ou mais de um se repetem em duas ou várias modalidades destas loterias. No sorteio de ontem, 06 de abril de 2010, a dezena 50 saiu no primeiro e no segundo sorteio da Dupla Sena, já as dezenas 06 e 31 sairam na Dupla Sena e se repetiram na Quina, ou seja, é muita coincidência e várias explicações matemáticas apresentadas ainda não conseguiram explicar este fenômeno de que um número que tem a pr

Jornalistas não sabem a diferença entre "eletrocutado" e "eletroplessado"...

Opiniões Do Blog sobre coisas que acontecem, mas não deveriam ocorrer e nem tem como serem entendidas... Manchete de jornais sobre jovem que morreu ao sofrer uma descarga elétrica numa parada (ponto de) ônibus em Porto Alegre... Prefeitura da Capital instala sindicância para investigar o caso do jovem "eletrocutado" Erro grosseiro, não temos pena de morte no Brasil. A morte foi acidental, não houve dolo, intenção, punição contra a vítima. Eletrocução é matar alguém na cadeira elétrica, por meio proposital. Acidente é eletroplessão, mas jornais e repórteres burros insistem em erro imbecil destes.

Brigada Militar divulga números da Operação Golfinho no Rio Grande do Sul

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL BM divulga balanço da Operação Golfinho e homenageia jornalistas Na tarde desta quinta-feira (15/4), às 15h, no Auditório Romildo Bolzan, do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, a Brigada Militar realiza solenidade de divulgação do Balanço Operacional e Social da Operação Golfinho. No ato também ocorrerá a nomeação da comissão responsável pelo planejamento da Operação Golfinho 2010/2011 e a premiação dos “Destaques da Imprensa da 40ª Operação Golfinho”. A imprensa receberá homenagem especial pela cobertura da queda de ponte na cidade de Agudo, fato ocorrido no dia cinco de janeiro passado. Durante o evento, serão também homenageados os militares estaduais que foram “Destaques da Operação Golfinho”, por meio de entrega da Medalha Mérito Atlântico Sul, bem como será feito o lançamento da revista comemorativa aos 172 anos da Brigada Militar. Fonte: Ascom/ BM