Pular para o conteúdo principal

JUDE - Iom HaShoá

SÃO PAULO - SP



Iom HaShoá

Vereador Floriano Pesaro discursa em memória às Vítimas do Holocausto na Câmara Municipal



Iom HaShoá é sempre comemorado uma semana antes do dia da independência do Estado de Israel. Iom HaShoá, dia em que a dor de um passado recente nos inunda.

Dia em que a vergonha da humanidade, o Holocausto, despeja sua sombra sobre as cinzas dos assassinados, sobre as dolorosas lembranças dos sobreviventes, sobre a alma de todo ser vivo decente.

O Iom HaShoá nos fala de um momento, sim, um momento em termos de linha do tempo da história, em que o homem virou animal. Menos do que animal, porque animal mata pela sobrevivência e o ser humano matou por NADA.

O Iom HaShoá nos faz recordar o sofrimento inenarrável dos sobreviventes, as vidas perdidas de crianças, jovens, adultos e idosos inocentes, a insanidade que se instalou no inconsciente coletivo.

O Iom HaShoá nos faz lembrar, porque fazer lembrar é a nossa ferramenta de represália. O Iom HaShoá nos urge lembrar, mas também falar, alertar e ensinar sobre a barbárie do Holocausto.

Porque só através destes atos é que conseguiremos conscientizar cada ser deste mundo, para que não ocorram nunca mais épocas tão abjetas no planeta.

O Iom HaShoá é o dia da Memória. A Memória: esta é a nossa vingança, esta é a nossa revanche, este é o nosso renascimento, esta é a nossa arma.

Foi neste espírito do Iom HaShoá, para que nunca esqueçamos, é que criei um projeto de lei, já sancionado, que determina o dia 27 de janeiro como o Dia em Memória às Vítimas do Holocausto em nossa cidade. Foi neste dia que aconteceu a liberação do Campo de Concentração de Auschwitz.

Para lembrar, empresto as palavras proféticas dos valentes partisans:

Viemos com a nossa dor, a nossa determinação

Onde quer que nosso sangue tenha sido derramado,

Nossa fé e o nosso valor hão de brotar.

Um dia o sol brilhará sobre nós,

Enquanto o inimigo desaparece no passado.

Mas se a alvorada tardar demais,

Que esta canção seja uma bandeira de geração em geração.

Ela não foi escrita com tinta, mas a sangue.

Não é o canto de um pássaro em liberdade.

Um povo entre muralhas que tombam,

Cantou esta canção de armas na mão.

Que este Iom HaShoá leve nossas palavras de dor, respeito e também de manifesto: o povo judeu não foi apagado da face da terra, Am Israel Chai!!!


Floriano Pesaro, sociólogo e vereador da cidade de São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Loterias da Caixa Econômica Federal suspeitas de fraudes por apostadores

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Bolinhas mais pesadas podem ser causa de fraude nas loterias da Caixa Federal Não raras vezes dezenas são repetidas em sorteios realizados no mesmo dia para jogos diferentes o que faz um apostador de Brasília questionar a possibilidade da existência de manipulação nos jogos numéricos Um exemplo que causa muitas dúvidas e que eu sinceramente gostaria de ser convidado a auditar os sorteios das loterias da Caixa Econômica Federal com o uso de uma balança de precisão destas de pesar jóias e ouro, é quando são sorteadas a Mega Sena, Dupla Sena, Quina e um mesmo número ou mais de um se repetem em duas ou várias modalidades destas loterias. No sorteio de ontem, 06 de abril de 2010, a dezena 50 saiu no primeiro e no segundo sorteio da Dupla Sena, já as dezenas 06 e 31 sairam na Dupla Sena e se repetiram na Quina, ou seja, é muita coincidência e várias explicações matemáticas apresentadas ainda não conseguiram explicar este fenômeno de que um número que tem a pr

Jornalistas não sabem a diferença entre "eletrocutado" e "eletroplessado"...

Opiniões Do Blog sobre coisas que acontecem, mas não deveriam ocorrer e nem tem como serem entendidas... Manchete de jornais sobre jovem que morreu ao sofrer uma descarga elétrica numa parada (ponto de) ônibus em Porto Alegre... Prefeitura da Capital instala sindicância para investigar o caso do jovem "eletrocutado" Erro grosseiro, não temos pena de morte no Brasil. A morte foi acidental, não houve dolo, intenção, punição contra a vítima. Eletrocução é matar alguém na cadeira elétrica, por meio proposital. Acidente é eletroplessão, mas jornais e repórteres burros insistem em erro imbecil destes.

Brigada Militar divulga números da Operação Golfinho no Rio Grande do Sul

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL BM divulga balanço da Operação Golfinho e homenageia jornalistas Na tarde desta quinta-feira (15/4), às 15h, no Auditório Romildo Bolzan, do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, a Brigada Militar realiza solenidade de divulgação do Balanço Operacional e Social da Operação Golfinho. No ato também ocorrerá a nomeação da comissão responsável pelo planejamento da Operação Golfinho 2010/2011 e a premiação dos “Destaques da Imprensa da 40ª Operação Golfinho”. A imprensa receberá homenagem especial pela cobertura da queda de ponte na cidade de Agudo, fato ocorrido no dia cinco de janeiro passado. Durante o evento, serão também homenageados os militares estaduais que foram “Destaques da Operação Golfinho”, por meio de entrega da Medalha Mérito Atlântico Sul, bem como será feito o lançamento da revista comemorativa aos 172 anos da Brigada Militar. Fonte: Ascom/ BM