Pular para o conteúdo principal

Apesar de Tiradentes ser patrono das polícias, combina mais com as Militares

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL



Polícia Civil entrega medalhas Tiradentes e do Mérito Policial


A Polícia Civil gaúcha realizou, às 10h30min desta terça-feira (20/04), solenidade de entrega das medalhas Tiradentes e do Mérito Policial. O evento ocorreu no Auditório Cícero do Amaral Viana, no Palácio da Polícia, na Av. João Pessoa, 2050, bairro Azenha, em Porto Alegre.

Presentes, na composição da mesa, o secretário da Segurança Pública, Edson de Oliveira Goularte; o chefe de Polícia, delegado João Paulo Martins; o subchefe de Polícia, delegado Álvaro Steigleder Chaves; o diretor do Departamento de Administração Policial (DAP), delegado Adalberto Abreu de Oliveira; o diretor do Departamento de Polícia Judiciária de Trânsito (Dptran), delegado Joaquim Guedes Rezende. Também prestigiaram o evento o secretário-adjunto da Secretaria da Segurança Pública, Rubens Edson Pinto; o comandante- geral da Brigada Militar (BM), João Carlos Trindade Lopes; o diretor do Instituto-Geral de Perícias, Áureo Luiz Figueiredo Martins, diretores de Departamentos, delegados e agentes policiais.

A Medalha Tiradentes é conferida a pessoas e entidades que mantêm ou mantiveram estreitas relações e que prestaram relevantes serviços à causa da Polícia Civil. O nome da medalha rememora ao mártir da independência do Brasil e patrono das polícias civis e militares do Brasil. Já a Medalha Mérito Policial é concedida ao servidor da Segurança Pública que, no desempenho de suas atribuições e para a preservação de vida de outrem, coloque em risco incomum a sua própria vida, demonstrando coragem, audácia e a presença de qualidades morais extraordinárias, praticando assim ato de bravura.

Os homenageados com a Medalha Tiradentes foram o comandante Militar do Sul, general de Exército José Carlos de Nardi; o major-brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato; o vice-presidente da Condor Armazéns Gerais, André Meyer da Silva, representado por Érica Kisslinger da Silva; e o diretor da Giro Brasil Distribuidora Ltda, Oswaldo de Oliveira Ferreira, representado por Gisela Maria Guedes Danezi.

O Inspetor de Polícia Jorge Luis Ribeiro da Silva e o Investigador de Polícia Alcides Neves Severo receberam, das mãos do Subchefe de Polícia, delegado Álvaro Steigleder Chaves, a Medalha do Mérito Policial. Segundo o Chefe de Polícia, delegado João Paulo Martins, Severo – que ainda está trabalhando – enfrentou sozinho e com sucesso uma quadrilha de assalto a banco. Silva também lutou bravamente com pessoas que queriam assassiná-lo e conseguiu cessar a carreira de um dos indivíduos. A mesma medalha foi entregue pelo Chefe de Polícia, Delegado João Paulo Martins, aos pais do policial Humberto Luiz Monteiro – morto no cumprimento do dever funcional em 25 de abril de 2007 – sr. Bernardino Luiz Monteiro e sra. Maria Rodrigues Monteiro.

O Chefe de Polícia ressaltou, que as pessoas ou entidades que foram agraciadas com a Medalha Tiradentes representam outras tantas que também mantêm estreitas relações com a instituição. A entrega da medalha é um ato simbólico de agradecimento pela parceria e participação. Ao falar sobre a Medalha do Mérito Policial, ele se emocionou ao lembrar o enfrentamento dos agentes com o crime, especialmente em relação ao policial que foi morto em serviço, ao iniciar sua carreira.

O Secretário da Segurança Pública, Edson de Oliveira Goularte, salientou que na realidade todo o dia é dia do policial, e não somente o 21 de abril E que os agentes expõem, diariamente, o seu patrimônio mais valioso, que é a própria vida.



Fonte: Ascom/ PC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Loterias da Caixa Econômica Federal suspeitas de fraudes por apostadores

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Bolinhas mais pesadas podem ser causa de fraude nas loterias da Caixa Federal Não raras vezes dezenas são repetidas em sorteios realizados no mesmo dia para jogos diferentes o que faz um apostador de Brasília questionar a possibilidade da existência de manipulação nos jogos numéricos Um exemplo que causa muitas dúvidas e que eu sinceramente gostaria de ser convidado a auditar os sorteios das loterias da Caixa Econômica Federal com o uso de uma balança de precisão destas de pesar jóias e ouro, é quando são sorteadas a Mega Sena, Dupla Sena, Quina e um mesmo número ou mais de um se repetem em duas ou várias modalidades destas loterias. No sorteio de ontem, 06 de abril de 2010, a dezena 50 saiu no primeiro e no segundo sorteio da Dupla Sena, já as dezenas 06 e 31 sairam na Dupla Sena e se repetiram na Quina, ou seja, é muita coincidência e várias explicações matemáticas apresentadas ainda não conseguiram explicar este fenômeno de que um número que tem a pr...

Anunciadas mudanças na Segurança Pública no Rio Grande do Norte

NATAL - RIO GRANDE DO NORTE Governo anuncia medidas para reestruturar e interiorizar a segurança pública Alberto leandro/AssecomRN O governador Iberê Ferreira de Souza anunciou, em solenidade nesta quarta-feira (7), no Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp), um pacote de medidas para reestruturar a área de Segurança Pública no Estado. Ao todo, nove decretos serão publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (8) com o objetivo de reforçar o policiamento na capital e no interior do Rio Grande do Norte. Entre as medidas está a criação de comandos regionais no interior do Estado. O interior do Rio Grande do Norte passará a contar com três comandos regionais: Comando de Policiamento Regional I, na região Oeste, abrangendo 56 municípios e com sede em Mossoró; Comando de Policiamento Regional II, no Seridó, abrangendo 39 municípios e com sede em Caicó, e o Comando de Policiamento Regional III, no Trairi, abrangendo 62 municípios e com sede...

Dia do Holocausto e da Bravura

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL Dia para lembrar o Holocausto A comunidade judaica promove, na próxima segunda-feira (12.04), dois momentos de reflexão sobre a perseguição, prisão e assassinato de 6 milhões de judeus no regime nazista *por FIRS No próximo dia 12, milhares de judeus do mundo inteiro irão parar para refletir e lembrar as vítimas do Holocausto. O Iom HaShoá Ve'Hagvurá ou "Dia do Holocausto e da Bravura" tem como objetivo educar as futuras gerações sobre os horrores do genocídio ocorrido durante o regime nazista na Europa e condenar todas as manifestações de intolerância ou violência baseadas em origem étnica ou religiosa. Em Israel, como ocorre todos os anos, o país parará por dois minutos na manhã de segunda-feira, para a lembrança às vítimas do Holocausto. Sirenes antiaéreas soarão, e todas as atividades serão interrompidas nas ruas, no comércio, em escritórios e em colégios. Até mesmo os motoristas param seus carros para ficar em pé ao lado dos v...